A Traça do Mestre Graça Na Terra do Visconde

Padrão

Iara foi ao Rio Jordão

e lá chorou de alagar toda região.

Tanto lixo pelo chão

barulho alto sem noção

sofrem juntos com o planeta

e não entendem o que é amor [Tristeza das Águas, faixa 7 do CD]

Na Terra do Visconde!!! A Traça do Mestre graça na Terra do Visconde, projeto e disco idealizado por Alexandre Leocádio, compositor, instrumentista e escritor paranaense.

Leocádio tem como foco a produção de material para crianças em idade escolar. O CD na Terra do Visconde, gravado no Estúdio 23, em Guarapuava, conta com 10 composições próprias, que versam basicamente sobre elementos locais (com exceção de três, como veremos mais adiante). Lugares, lendas e histórias guarapuavanas. São nove intérpretes, uma para cada música (Carine Nunes, a primeira delas a trabalhar com Leocádio, canta em duas faixas). Sete das cantoras são alunas e ex-alunas do curso de Arte-Educação. A seleção iniciou-se através de convite aos alunos do já citado curso. Entre voluntárias e cantoras que já haviam trabalhado com o cantor, chegou-se à equipe final. A aproximação com os arte-educadores unicêntricos se deu a partir da Márcia Cristina, namorada de Alexandre, professora especialista em Teatro, que leciona na Unicentro, e contadora de histórias no espetáculo baseado no CD, realizado no SESC no dia 21 de junho.

Capa do disco

Capa do disco

Alexandre Leocádio, nascido em Curitiba e matinhense de coração – e agora “naturalizado” guarapuavano – é Mestre em Educação, e presta consultoria pedagógica para estabelecimentos de ensino. Está em Guarapuava há alguns anos, por influência da namorada. E é nesse ponto que começa a história do disco. A paixão pela cidade acabou por se transformar em obra musical, com composições voltadas para crianças (de todas as idades, importante frisar!). Fã de Rock e Heavy Metal (Slayeeer eheheh), tem Jimi Hendrix como uma de suas referências. Não apenas musicalmente, mas na postura receptiva em se abrir às influências externas. Não se fechando em seu mundo, o artista aprende, recicla-se e absorve novas sonoridades, tornando-se mais eclético e produtivo.

Parte de seu repertório é baseado em obras literárias brasileiras, notadamente as utilizadas em concursos vestibulares. Alexandre tem centenas de composições feitas ao longo dos anos. Todas as dez músicas do disco são de autoria própria. No disco, todos os instrumentos também são tocados por ele, tendo como principal referência o teclado, para os timbres de sopro. As baterias deram mais trabalho. Alexandre fez uma minuciosa pesquisa, juntou várias batidas e editou no Sound Forge, um editor de áudio profissional, que pode ser baixado aqui. Em resumo, o compositor só não cantou no disco! Durante o processo de produção, foram selecionadas canções para as cantoras escolherem, respeitando o tom adequado para cada uma. Essa capacidade de produzir surgiu de forma intuitiva, pela necessidade de levar música nas aulas de História, quando o músico lecionava na Educação Básica.

A ideia original era gravar as músicas e colocar em seu canal no Youtube, mas a qualidade do resultado permitiu que o conceito se transformasse em algo maior. No caso, o CD, que culminou no espetáculo apresentado no SESC. E o show deve percorrer escolas da cidade em breve. As músicas que fazem alusão à Guarapuava foram compostas em 2012, por conta de convite recebido para participar da Semana de Arte Folclórica, realizada na Unicentro. Alexandre iria trabalhar com crianças, mas não tinha repertório específico. Então, se propôs a compor o material. As exceções do disco são a música “A onça dança”, antiga, com mais de 10 anos, e “Isadora”, homenagem à sobrinha. As demais músicas trazem a narrativa literária que o autor gosta de abordar em seus trabalhos. “Cara de Quem” também não versa sobre a cidade, mas é baseada em um livro infantil e também trabalhada com crianças.

No espetáculo em si, tivemos várias participações fundamentais. Alexandre conduziu o show na guitarra, tendo o Rafael Pelete, da banda Ultra Violent, na bateria, e Cleiton Rocha Vicentin, baixista e violão solo, professor de violão na Essencial Ensino. Daiane Stoeberl da Cunha foi a produtora musical do espetáculo. Diretamente, ela contribuiu nos arranjos de “Galo Santa Cruz” e “Cara de quem”. O arranjo da música de abertura, com alguns instrumentos dialogando entre si, também foi contribuição dela que, além disso tudo, ainda tocou teclado durante o show. Dela também partiu a performance com colheres e jogos de mãos, momento divertido em que todo o público foi levado a interagir!

As cantoras (no disco) : Julia Matos, Cynthia Rosolen (que não pôde participar do show), Camila Galarça, Krisley Motta, Lucineli Bahls (também não estava presente) Carine Nunes e Tati Sila, todas alunas ou formandas do curso de Arte-Educação da Unicentro. As outras intérpretes são Daniele Krauz, cantora profissional, e Fabi Stoeberl, cantora-mirim e filha de Daiane Stoeberl da Cunha. Há também uma flautista, a Angelica Diaz.

O próximo disco deve sair no segundo semestre, ampliando as composições para o âmbito do Estado do Paraná. O novo trabalho deve trazer algumas novas cantoras (talvez cantores também), inclusive uma menina de 6 anos que cantou praticamente todas as músicas durante o espetáculo! Eis algumas imagens do show!

 

10440752_256348777899774_4198736972049767356_n

No dia seguinte, em Tardes Musicais no Lago

No dia seguinte, em Tardes Musicais no Lago

10446088_256841614517157_8620517561222522756_o

Performance com colheres

Performance com colheres

Na sequência, links de sites e páginas interessantes dos integrantes desse projeto:

www.alexandreleocadio.com.br (site oficial do músico)

https://www.facebook.com/naterradovisconde?fref=ts (página do projeto no Facebook)

https://www.youtube.com/user/literalmenterock (canal de Alexandre no Youtube)

https://www.facebook.com/pages/Aprender-e-ensinar-m%C3%BAsica-viv%C3%AAncias-de-Daiane-Stoeberl-da-Cunha/1434040550213302?fref=ts (página da Daiane, sobre música)

https://www.facebook.com/EssencialEnsino (página da empresa da cantora Daniele Krauz. Cursos de Inglês, Espanhol e Técnica Vocal online, para download ou com professor, além de Workshops e treinamentos.)

http://grooveshark.com/#!/profile/Daniele+Krauz/21185775/playlists (covers e composições próprias de Daniele Krauz)

https://soundcloud.com/carine-nunes-d (Soundcloud com sons da cantora Carine Nunes, presente em duas das músicas do disco) Adquira o seu disco no Armazém do Rock, por 10 realitos! 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s